Brazil Jewelry Week 2021

Carmen Tapia

México

Montanha V

Broche

Basalto, obsidiana y plata 0,925.


$ 600.00

Montanha IV

Anel

Basalto e prata 0,925.


$ 700.00

Montanha III

Anel

Basalto e prata 0,925.


$ 800.00

Montanha II

Anel

Basalto e prata 0,925.


$ 700.00

Montanha I

Anel

Basalto e prata 0,925.


[preço sob consulta]

Carmen Tapia

México

Montaña
Série de 5 joias
Do pensamento simbólico, a montanha é um Axis mundi (eixo do mundo) que aponta para o centro de onde se abre o espaço de sentido, mas também é uma entidade que une e comunica o celestial luminoso com a profundidade telúrica escura, e vice-versa.
Desse imaginário, a montanha é um CORPO com seu próprio Genius loci (espírito do lugar), que se comunica conosco se a percebermos através da experiência estética. Nesse sentido, a montanha como imagem simbólica nos permite realizar uma operação psíquica indispensável: a união dos opostos do “Mysterium coniunctionis” (pesquisa sobre a separação e união dos opostos psíquicos na alquimia) que os alquimistas estudaram, e que mais tarde a psicanálise retomaria como uma analogia do nosso mundo psíquico.
Assim, seguindo a intuição do símbolo vivido diariamente, repeti em escala mínima, a criação da montanha: Juntei pedra e metal, ambos vindos das profundezas minerais do mundo e ambos liquefeitos pelo fogo, como analogia da ereção de grandes rochas do meu ambiente que devem ter derretido milhões de anos atrás. Para alcançar essa unificação, um longo e cuidadoso processo, não isento de erros, teve que ocorrer. Comparáveis ​​aos procedimentos da velha alquimia medieval, as duas substâncias: metal e pedra, passaram pelo vapor da água, pela calcinação do fogo, pela liquefação e finalmente pela união em um único CORPO, que não omite suas diferenças, mas não encontra contradição nelas. O mesmo CORPO celestial e terrestre.

Carmen Tapia

2021

POR TRÁS DA OBRA


MAIS SOBRE A SÉRIE


ENCONTRE

CONHEÇA MAIS • JOALHEIROS EM DESTAQUE


VER MAIS +