
Renata Meirelles
Brasil

Carmen Romero
Argentina

Simone Dourado
Brasil

Eva Fortuno
Espanha
Montanha V
Broche
Basalto, obsidiana y plata 0,925.
$ 600.00
Montanha IV
Anel
Basalto e prata 0,925.
$ 700.00
Montanha III
Anel
Basalto e prata 0,925.
$ 800.00
Montanha II
Anel
Basalto e prata 0,925.
$ 700.00
Montanha I
Anel
Basalto e prata 0,925.
[preço sob consulta]
México
Montaña
Série de 5 joias
Do pensamento simbólico, a montanha é um Axis mundi (eixo do mundo) que aponta para o centro de onde se abre o espaço de sentido, mas também é uma entidade que une e comunica o celestial luminoso com a profundidade telúrica escura, e vice-versa.
Desse imaginário, a montanha é um CORPO com seu próprio Genius loci (espírito do lugar), que se comunica conosco se a percebermos através da experiência estética. Nesse sentido, a montanha como imagem simbólica nos permite realizar uma operação psíquica indispensável: a união dos opostos do “Mysterium coniunctionis” (pesquisa sobre a separação e união dos opostos psíquicos na alquimia) que os alquimistas estudaram, e que mais tarde a psicanálise retomaria como uma analogia do nosso mundo psíquico.
Assim, seguindo a intuição do símbolo vivido diariamente, repeti em escala mínima, a criação da montanha: Juntei pedra e metal, ambos vindos das profundezas minerais do mundo e ambos liquefeitos pelo fogo, como analogia da ereção de grandes rochas do meu ambiente que devem ter derretido milhões de anos atrás. Para alcançar essa unificação, um longo e cuidadoso processo, não isento de erros, teve que ocorrer. Comparáveis aos procedimentos da velha alquimia medieval, as duas substâncias: metal e pedra, passaram pelo vapor da água, pela calcinação do fogo, pela liquefação e finalmente pela união em um único CORPO, que não omite suas diferenças, mas não encontra contradição nelas. O mesmo CORPO celestial e terrestre.
Carmen Tapia
2021
Renata Meirelles
Brasil
Carmen Romero
Argentina
Simone Dourado
Brasil
Eva Fortuno
Espanha
pt