Brazil Jewelry Week 2021

Joya Brava

JOYABRAVA foi fundada em 2010 com a ideia de unir forças para dar visibilidade à joalheria chilena contemporânea, para somar vozes no cenário cultural nacional e internacional. Os seus membros têm dado a si próprios espaços para desenvolver as suas propostas e experiências de criação coletiva, bem como organizar exposições coletivas de qualidade. Ao mesmo tempo, educar o público na compreensão desta disciplina. Por ser uma associação comercial, tem recebido apoio financeiro de diversos órgãos governamentais para a realização de seus projetos, o que tem permitido realizar o sonho de posicionar os artistas chilenos no cenário internacional da joalheria contemporânea. Em dez anos, Joya Brava realizou sete exposições coletivas relevantes com a orientação de profissionais experientes como Rolando Báez do Chile, Jorge Manilla do México-Bélgica, Jorge Castañón e Francisca Kweitel da Argentina. Uma década após sua fundação, o conceito de “joalheria contemporânea” não é algo desconhecido no Chile.
Construímos a visão da joalheria chilena contemporânea, entendendo-a como meio de expressão, reflexão e desenvolvimento do pensamento crítico artístico sul-americano. Somos atores fundamentais na construção e no fortalecimento de nosso território cultural de resistência.
Como grupo, temos trabalhado e investigado constantemente a nossa identidade, questionando os limites e o alcance simbólico das peças que fazemos, criando uma tensão com a joalharia tradicional. Uma linguagem central com a qual bravos joalheiros geram um corpo de trabalho que vai durar ao longo do tempo.
Propomos uma reavaliação do objeto e sua materialidade como arte portátil. Reivindicamos o gesto, pensamos com as mãos, experimentando e projetando peças que dialogam com o nosso contexto.


Ana Nadjar @ananadjar, Carola Donoso @cadonosojoyeriacontemporanea, Cecilia Roccatagliata @ceciliaroccatagliatajoyas, Clarisa Menteguiaga @mclarisa, Constanza Bielsa @constanzabielsa, Daniela Rivera @danielarivera.jewelry, Joyce Marín @joycemarinseguel, Liliana Ojeda @lojoyas, Loreto Fernández @loretofernandezjoyeria, Monica Diaz Pinto @monicadiazpinto, Monica Pérez @monocojoyas, Noelle Labarthe @ahorfebreria, Patricia Iglesias @patriciaiglesiasjoyasdeautor, Stefania Piccoli @joya_stefaniapiccoli, Soledad Avila @soljoyascontemporaneas, Vania Ruiz @casakiro Yael Olave @yomismadesign

ENCONTRE